Moradia Sarilhos Grandes

A moradia de Sarilhos Grandes irá reabilitar um antigo armazém que será convertido, passando a ser uma moradia de tipologia V2.

Dada a sua localização no Centro Histórico de Sarilhos Grandes e a proximidade à Igreja de São Jorge, encontra-se numa zona classificada e com necessidade de aprovação pela DGPC (antigo IGESPAR).

Dado o elevado grau de degradação da rua, e a pouca uniformidade e qualidade das habitações envolventes, a estratégia do projecto que prevê a ampliação da moradia com um novo pisom que receberá dois quartos, passou por reabilitar e manter o piso térreo pintando-o de branco, e, em contraste com este adicionar um volume antracite no piso 1, com telhado de duas águas, que no alçado tardoz abrange os dois pisos, tendo um grande envidraçado no piso térreo que permite o usufruto do logradouro e uma boa relação deste com a sala.

Cliente: R&A     Ano de Projecto: 2022     Fase: Em Licenciamento

Moradia Montijo

A moradia do Montijo irá reabilitar uma moradia de 1940, localizada numa Rua que mantém à data um charme que considerámos importante de manter pela coerência das diversas moradias existentes. Estas são estreitas moradias, com menos de 5m de largura, com apenas 1 piso e uma fachada com uma janela e porta, marcadas pelos seus frisos pintados, cuja cor é o elemento diferenciador entre as moradias.

A fachada principal revisita esta linguagem, com uma marcação assumida das lajes de piso, do soco e da platibanda, delimitando ainda o contorno. Os materiais agora propostos são os tradicionais utilizados no Montijo neste tipo de habitações, nas quais os proprietários tinham capacidade de maior investimento, e que permite uma diferença significativa na durabilidade do revestimento, dado que os azulejos ainda se mantêm aplicados à data.  

No alçado tardoz optou-se por uma abordagem de contraste, com uma fachada contemporânea, com grandes envidraçados que tiram partido do logradouro a tardoz e da vista sobre a Praça de Touros. A sala é marcada pelo seu pé-direito duplo, formando o piso térreo um open-space para se ter uma maior sensação de espaço nos seus 48m2.

Cliente: R&A     Ano de Projecto: 2022     Fase: Em Licenciamento

Loteamento Alcobaça

O loteamento de 6 moradias localiza-se no Concelho de Alcobaça, num terreno de 2610m2. O terreno apresenta um declive muito acentuado, que atinge 10 metros nos seus extremos, tendo ainda como condicionante a presença de um armazém com uma empena de 6m na parte inferior do mesmo. Optou-se assim por implantar as moradias no topo do terreno, com acesso pelo seu lado poente, sendo neste que se localiza o estacionamento e a zona social. A zona privada encontra-se no piso inferior sendo constituída por duas suites.

Os dois pisos orientam-se a nascente de modo a usufruírem da vista sobre a Serra de Aire e Candeeiros.

Dado o elevado declive do terreno, e a falta de espaço exterior de nível, foi proposta uma modelação de terreno que forma terraços, que se constituem como continuidade do interior e zona de lazer.

Cliente: J&M   Ano de Projecto: 2022     Fase: Estudo Prévio

Moradia em Vilamoura

A moradia localizada em Vilamoura é uma das típicas moradias de Vilamoura de 1980, com os seus telhados de beirado e telha creme, marcada pelo formato curvo das suas fachadas. O projecto incidiu na renovação dos interiores.

A zona social, formada pela cozinha, sala, sala de jantar e escritório era um espaço pouco articulado, e algo desproporcionado pela presença de um jardim interior na sala. Este encontrava-se parcialmente sob a escada e não era uma mais valia para a casa, pelo que se anulou. Em alternativa a este foi proposta uma parede armário, forrada a ripado de madeira, que esconde a presença da escada e que dá à casa maior arrumação.

A articulação entre os espaços foi aumentada, de modo a permitir, através da introdução de portas de correr, que a moradia ganhasse fluidez e um carácter de open-space, criando uma maior sensação de espaço no interior pela continuidade visual entre os espaços, sem no entanto se perder a escala acolhedora dos espaços pela possibilidade de os encerrar.

O tecto da sala de jantar, é uma cúpula em tijolo, solução típica no Algarve. Propôs-se a substituição da lareira existente, por um recuperador de três faces e uma maior abertura de passagem entre a sala de jantar e a sala de estar, e para o lado da cozinha uma porta de correr de modo a permitir maior entrada de luz natural.

A cozinha integrou o hall de entrada tardoz da moradia de modo a ampliar a cozinha e conseguir-se criar uma zona de tratamento de roupa e articular melhor as diferentes funções da cozinha.

Cliente: M.E. & M     Ano de Projecto: 2021-2022     Fase: Em construção

Moradia no Restelo II

A moradia localizada no Restelo foi construída na década de 60, tendo ainda a traça original das moradias do Bairro, apesar das ampliações que já recebeu. A zona social da moradia localiza-se atualmente no piso 0, estando a cozinha e sala de estar localizada no piso -1.  

O logradouro é actualmente um relvado e jardim. Pretende-se que este ganhe maior destaque no futuro com a construção de uma piscina. A actual sala de jantar do piso -1 será ampliada, passando a receber uma zona de estar que nos bons dias de Primavera e Verão usufruirá da boa relação com o exterior. Concentra-se assim no piso -1 a área social da casa. A suite existente no sótão será reformulada, passando a contar com um closet e instalação sanitária renovada.

Cliente: A & N     Ano de Projecto: 2022     Fase: Estudo Prévio

Moradia Sintra

A moradia localiza-se numa Aldeia no Concelho de Sintra. A sua imagem exterior é formada pelo contraste entre dois volumes, o da zona social e o da zona privativa. O primeiro é um volume branco, de dois pisos e telhado de duas águas, que contrasta com o ar mais pesado do volume térreo forrado a pedra calcária de cor creme típica da região.

A opção por um pé-direito duplo na sala decorre da vista desafogada ao longe sobre o Mar, a Poente. A configuração exterior gera um interior espaçoso e amplo, com a sala a ter uma boa relação com o exterior, pelos grandes envidraçados. O mezanino sobre a cozinha usufrui da vista exterior a Poente e de uma varanda sobre o corpo dos quartos.

O exterior é marcado pelo patamar da piscina, o qual é protegido dos ventos Norte pelo volume da sala.

Cliente: P&I     Ano de Projecto: 2022     Fase: em Licenciamento

Apartamento Rua Rodrigo da Fonseca

O apartamento localiza-se na Rua Rodrigo da Fonseca, no r/c do prédio e conta com um logradouro generoso que forma uma extensão do interior.

A decoração irreverente do apartamento quis-se em contraste com uma inspiração mais clássica do interior, revisitando os interiores mais trabalhados de inspiração Francesa, marcados pelos lambrins e frisos, mas aqui interpretados de uma forma contemporânea.

Cliente: P&M     Ano de Projecto: 2021     Fase: Construído

Apartamento em São Vicente, Lisboa

O Apartamento localiza-se num edifício de 1970 e tem uma tipologia T3 em duplex.

A remoção de uma parede entre a sala de estar e a cozinha, e a sua substituição por uma viga metálica permitiu ampliar o espaço e reconfigurar a tipologia tradicional anteriormente existente, passando a zona social do apartamento a formar um open-space. Esta é marcada pela presença da nova escada de acesso ao piso superior que ao ser reposicionada, permitiu criar uma instalação sanitária e closet para o quarto do piso inferior.

Dadas as áreas mais compactas do apartamento, o interior quis-se luminoso, sendo marcado pelo branco. Este contrasta com a bancada preta de laivos brancos.

Cliente: J&L     Ano de Projecto: 2022     Fase: Em construção

Tagus Marina

O Tagus Marina é um projecto Hoteleiro inspirado na tradição Inglesa e Holandesa de casas barco nos canais das suas cidades. Estes barcos estreitos e longos, com 2.5x15m ou 3.65 x 18m são as unidades de alojamento, com tipologias que variam do T1 no narrow boat e T2 no widebeam.

Este “Hotel” proporciona uma experiência diferente do tradicional, com uma grande proximidade à Natureza, e conta com as mesmas comodidades de um Quarto de Hotel, incluindo uma kitchenette com um patchwork dos padrões tradicionais da azulejaria Portuguesa e um interior que fugiu do tradicional neste barcos, que é a madeira de tons escuros, tendo-se optado por um interior branco para dar maior luminosidade ao interior.

A sua localização na Marina Sul do Parque das Nações é óptima para se conhecer e desfrutar desta zona da Cidade

Cliente: Tagus Marina     Ano de Projecto: 2018-19     Fase: Concluído

Moradia Seixal

A moradia localiza-se no Seixal, num loteamento recente composto de moradias de linhas contemporâneas. O terreno encontra-se rodeado pelas diversas moradias do Loteamento de que faz parte, exceto no alçado nascente onde existe um Pinhal que por ser área de cedência não terá construção no futuro.

Optou-se assim por tirar partido da vista que o terreno tem sobre este, orientando a nascente a zona social e as duas suites do piso 1. A poente surge no piso 0 um escritório e no piso superior mais dois quartos.

A configuração trapezoidal do terreno gerou o formato da moradia, que é constituída por um corpo ortogonal e outro com uma rotação de 24º correspondente à cozinha e sala de jantar e a suite do piso superior.

O piso térreo apresenta-se como um espaço amplo de 72m2, em que a cozinha, sala de jantar e sala de estar se encontram integrados. A cozinha poderá ser encerrada se necessário por um conjunto de painéis deslizantes. Estes espaços têm uma boa relação visual com o exterior, nomeadamente a piscina e uma zona relvada de lazer.

O extenso programa e a configuração do terreno geraram uma volumetria algo vertical que se quis esbater pelo recurso a frisos horizontais revestimenot cappotto dos alçados, que marcam a presença das lajes de piso e varandas. A forra das paredes exteriores em xisto entre janelas reforça a leitura da horizontalidade das lajes das varandas.

Cliente: Particular Ano: 2020 Fase: Em licenciamento 

Moradia Beloura

A moradia existente de tipologia V3 foi construída originalmente em 2003 e recebeu uma ampliação de dois novos quartos no piso 1 superior em 2013. 

O projecto de renovação da casa realizado em 2016, ampliou novamente a casa ao nível do piso 1 ocupando o terraço da suite principal, com cerca de 40m2. Esta área recebeu o novo WC da suíte, libertando área para os dois closet da suite, que passou a ter 75 m2 de área útil. 

No piso 0 a compartimentação interior manteve-se tendo sido melhorada a relação entre a cozinha e a sala de jantar com uma porta de correr dupla que deu à casa uma maior fluidez e interligação entre espaços. A relação com o exterior foi também melhorada com um grande envidraçado de correr duplo na sala de jantar que interliga mais o interior com o deck da nova piscina. 

O hall de entrada passou a ter um pé direito duplo que dá escala à casa e uma maior relação visual entre os pisos, para o que contribui a porta de entrada pivotante de dimensões generosas 1.25x2.20m. 

O exterior da moradia foi renovado tendo o tijolo burro de cor castanha dado lugar a um revestimento em xisto preto de grandes dimensões que marca os volumes da moradia. No jardim a principal alteração foi a construção da nova piscina de 12x5m com uma cascata no eixo visual da entrada surgindo como pano de fundo ao entrar na moradia. O patamar do antigo Pomar foi interligado ao patamar da piscina por uma escadaria, tornando-o um espaço com mais vivência, o que permitiu criar uma zona de grelhados e refeições no exterior. 

Cliente: D&L     Ano de Projecto: 2015     Fase: Construído

Mais artigos...