A moradia do Montijo irá reabilitar uma moradia de 1940, localizada numa Rua que mantém à data um charme que considerámos importante de manter pela coerência das diversas moradias existentes. Estas são estreitas moradias, com menos de 5m de largura, com apenas 1 piso e uma fachada com uma janela e porta, marcadas pelos seus frisos pintados, cuja cor é o elemento diferenciador entre as moradias.
A fachada principal revisita esta linguagem, com uma marcação assumida das lajes de piso, do soco e da platibanda, delimitando ainda o contorno. Os materiais agora propostos são os tradicionais utilizados no Montijo neste tipo de habitações, nas quais os proprietários tinham capacidade de maior investimento, e que permite uma diferença significativa na durabilidade do revestimento, dado que os azulejos ainda se mantêm aplicados à data.
No alçado tardoz optou-se por uma abordagem de contraste, com uma fachada contemporânea, com grandes envidraçados que tiram partido do logradouro a tardoz e da vista sobre a Praça de Touros. A sala é marcada pelo seu pé-direito duplo, formando o piso térreo um open-space para se ter uma maior sensação de espaço nos seus 48m2.
Cliente: R&A Ano de Projecto: 2022 Fase: Em Licenciamento
O loteamento de 6 moradias localiza-se no Concelho de Alcobaça, num terreno de 2610m2. O terreno apresenta um declive muito acentuado, que atinge 10 metros nos seus extremos, tendo ainda como condicionante a presença de um armazém com uma empena de 6m na parte inferior do mesmo. Optou-se assim por implantar as moradias no topo do terreno, com acesso pelo seu lado poente, sendo neste que se localiza o estacionamento e a zona social. A zona privada encontra-se no piso inferior sendo constituída por duas suites.
Os dois pisos orientam-se a nascente de modo a usufruírem da vista sobre a Serra de Aire e Candeeiros.
Dado o elevado declive do terreno, e a falta de espaço exterior de nível, foi proposta uma modelação de terreno que forma terraços, que se constituem como continuidade do interior e zona de lazer.
Cliente: J&M Ano de Projecto: 2022 Fase: Estudo Prévio
A moradia localizada em Vilamoura é uma das típicas moradias de Vilamoura de 1980, com os seus telhados de beirado e telha creme, marcada pelo formato curvo das suas fachadas. O projecto incidiu na renovação dos interiores.
A zona social, formada pela cozinha, sala, sala de jantar e escritório era um espaço pouco articulado, e algo desproporcionado pela presença de um jardim interior na sala. Este encontrava-se parcialmente sob a escada e não era uma mais valia para a casa, pelo que se anulou. Em alternativa a este foi proposta uma parede armário, forrada a ripado de madeira, que esconde a presença da escada e que dá à casa maior arrumação.
A articulação entre os espaços foi aumentada, de modo a permitir, através da introdução de portas de correr, que a moradia ganhasse fluidez e um carácter de open-space, criando uma maior sensação de espaço no interior pela continuidade visual entre os espaços, sem no entanto se perder a escala acolhedora dos espaços pela possibilidade de os encerrar.
O tecto da sala de jantar, é uma cúpula em tijolo, solução típica no Algarve. Propôs-se a substituição da lareira existente, por um recuperador de três faces e uma maior abertura de passagem entre a sala de jantar e a sala de estar, e para o lado da cozinha uma porta de correr de modo a permitir maior entrada de luz natural.
A cozinha integrou o hall de entrada tardoz da moradia de modo a ampliar a cozinha e conseguir-se criar uma zona de tratamento de roupa e articular melhor as diferentes funções da cozinha.
Cliente: M.E. & M Ano de Projecto: 2021-2022 Fase: Em construção
A moradia localizada no Restelo foi construída na década de 60, tendo ainda a traça original das moradias do Bairro, apesar das ampliações que já recebeu. A zona social da moradia localiza-se atualmente no piso 0, estando a cozinha e sala de estar localizada no piso -1.
O logradouro é actualmente um relvado e jardim. Pretende-se que este ganhe maior destaque no futuro com a construção de uma piscina. A actual sala de jantar do piso -1 será ampliada, passando a receber uma zona de estar que nos bons dias de Primavera e Verão usufruirá da boa relação com o exterior. Concentra-se assim no piso -1 a área social da casa. A suite existente no sótão será reformulada, passando a contar com um closet e instalação sanitária renovada.
Cliente: A & N Ano de Projecto: 2022 Fase: Estudo Prévio
A moradia localiza-se numa Aldeia no Concelho de Sintra. A sua imagem exterior é formada pelo contraste entre dois volumes, o da zona social e o da zona privativa. O primeiro é um volume branco, de dois pisos e telhado de duas águas, que contrasta com o ar mais pesado do volume térreo forrado a pedra calcária de cor creme típica da região.
A opção por um pé-direito duplo na sala decorre da vista desafogada ao longe sobre o Mar, a Poente. A configuração exterior gera um interior espaçoso e amplo, com a sala a ter uma boa relação com o exterior, pelos grandes envidraçados. O mezanino sobre a cozinha usufrui da vista exterior a Poente e de uma varanda sobre o corpo dos quartos.
O exterior é marcado pelo patamar da piscina, o qual é protegido dos ventos Norte pelo volume da sala.
Cliente: P&I Ano de Projecto: 2022 Fase: em Licenciamento