Moradia em Benfica

MORADIA EM BENFICA

A moradia localiza-se em Benfica, tendo sido construída de acordo com o projecto tipo das moradias do Bairro de Benfica, havendo, no entanto, uma diferença para estas desde a sua construção que é a cave, semi-enterrada, a qual permite que a moradia tenha 270m2 de área de construção distribuídos por 3 pisos. A imagem exterior da moradia foi mantida, reabilitando-se as fachadas existentes e introduzindo-lhes isolamento capotto, alterando-se apenas a tipologia de vão, para janelas de folha única para se obter maior luz no interior. 

O interior apresenta-se contermporâneo tendo a compartimentação interior do piso térreo sido significativamente alterada. a introdução de reforços em estrutura metálica permitiram retirar três paredes interiores. Esta alteração permitiu tornar a casa mais ampla, com uma zona de estar de 53m2 constituída por três áreas: hall, sala de estar e sala de jantar. A cozinha completa a zona social da moradia, a qual permite a circulação à volta de um corpo central que integra a instalação sanitária social e a mesa de refeições da cozinha. A cozinha tem um volume forrado a madeira que contorna a escada, o qual recebe o frigorifico, arca vertical e despenseiros. Tem também uma mesa para as refeições do dia a dia com dois bancos corridos, desenvolvendo-se a zona de confeção junto ao alçado norte. No tardoz encontra-se uma zona de lavandaria, junto à qual existe um acesso ao exterior pelo tardoz da moradia.

A tipologia T3 foi mantida, com os seus três quartos a localizarem-se no piso superior, tendo o quarto principal passado a suite, com closet e instalação sanitária privativa. Existe ainda uma outra instalação sanitária que dá apoio aos dois quartos. A cave é composta uma sala de 31m2, apoiada por uma instalação sanitária e arrecadação.

No exterior foi demolida a garagem para aumentar a área de lazer. Foi previsto parqueamento para dois carros cobertos por uma pérgula de madeira.

Cliente: Particular     Ano de Projecto: 2018-2019     Fase: Construído

Tags: moradia, reabilitação, Benfica