Moradia Montijo
A moradia do Montijo irá reabilitar uma moradia de 1940, localizada numa Rua que mantém à data um charme que considerámos importante de manter pela coerência das diversas moradias existentes. Estas são estreitas moradias, com menos de 5m de largura, com apenas 1 piso e uma fachada com uma janela e porta, marcadas pelos seus frisos pintados, cuja cor é o elemento diferenciador entre as moradias.
A fachada principal revisita esta linguagem, com uma marcação assumida das lajes de piso, do soco e da platibanda, delimitando ainda o contorno. Os materiais agora propostos são os tradicionais utilizados no Montijo neste tipo de habitações, nas quais os proprietários tinham capacidade de maior investimento, e que permite uma diferença significativa na durabilidade do revestimento, dado que os azulejos ainda se mantêm aplicados à data.
No alçado tardoz optou-se por uma abordagem de contraste, com uma fachada contemporânea, com grandes envidraçados que tiram partido do logradouro a tardoz e da vista sobre a Praça de Touros. A sala é marcada pelo seu pé-direito duplo, formando o piso térreo um open-space para se ter uma maior sensação de espaço nos seus 48m2.
Cliente: R&A Ano de Projecto: 2022 Fase: Em Licenciamento
Tags: moradia, reabilitação