Moradia em Vilamoura
A moradia localizada em Vilamoura é uma das típicas moradias de Vilamoura de 1980, com os seus telhados de beirado e telha creme, marcada pelo formato curvo das suas fachadas. O projecto incidiu na renovação dos interiores.
A zona social, formada pela cozinha, sala, sala de jantar e escritório era um espaço pouco articulado, e algo desproporcionado pela presença de um jardim interior na sala. Este encontrava-se parcialmente sob a escada e não era uma mais valia para a casa, pelo que se anulou. Em alternativa a este foi proposta uma parede armário, forrada a ripado de madeira, que esconde a presença da escada e que dá à casa maior arrumação.
A articulação entre os espaços foi aumentada, de modo a permitir, através da introdução de portas de correr, que a moradia ganhasse fluidez e um carácter de open-space, criando uma maior sensação de espaço no interior pela continuidade visual entre os espaços, sem no entanto se perder a escala acolhedora dos espaços pela possibilidade de os encerrar.
O tecto da sala de jantar, é uma cúpula em tijolo, solução típica no Algarve. Propôs-se a substituição da lareira existente, por um recuperador de três faces e uma maior abertura de passagem entre a sala de jantar e a sala de estar, e para o lado da cozinha uma porta de correr de modo a permitir maior entrada de luz natural.
A cozinha integrou o hall de entrada tardoz da moradia de modo a ampliar a cozinha e conseguir-se criar uma zona de tratamento de roupa e articular melhor as diferentes funções da cozinha.
Cliente: M.E. & M Ano de Projecto: 2021-2022 Fase: Em construção
Tags: moradia, reabilitação, vilamoura