Mercado de Loulé

O Mercado de Loulé foi inaugurado a 27 de junho de 1908, sendo um edifício revivalista de estilo árabe, marcado atualmente pelos seus quatro torreões e portas. Este foi inicialmente contruído em 1908 apenas com dois dos torreões e a porta principal por questões financeiras. O projeto original apenas ficou completo em 2007 com as obras de ampliação que tiveram início em 2004, que lhe deram finalmente a configuração do projeto de 1905. O interior apresenta-se menos exuberante do que a sua fachada, sendo a estrutura metálica que suporta o telhado e o alçado interior das lojas com os seus vãos com abobadas arabescas os elementos de destaque.

A proposta para o food-court é assumidamente contemporânea, em contraste com o estilo árabe do edifício. Procurou-se uma imagem depurada que respeitasse a imagem do edifício, com recurso a materiais de produção nacional, tanto na pedra Lioz, como nos azulejos de cor preta. Os quiosques serão compostos como um embasamento que corresponde ao balcão, um corpo central e um elemento superior que forma uma cobertura sobre o interior que irá ocultar o equipamento de extração da zona de confeção. O seu revestimento será em chapa de metal distendido sobre madeira de bétula.

Os quatro quiosques de restauração ocupam os topos das quatro bancas do Mercado, que definem a nova Praça Central. O pavimento da praça será feito em pavimento Terrazzo, com um padrão inspirado no desenho do portão da entrada principal.

Pretende-se com o novo foodcourt proporcionar uma nova centralidade ao Mercado, que se apresenta como a maior atração turística de Loulé.

Cliente: Municio de Loulé     Ano de Projecto: 2018-2019     Fase: Em Construção

Tags: praça de touros, Mercado, Municipal, Loulé, Food-court, restauração