Viegas e Filhos

A Viegas e Filhos é uma empresa de instalação de sistemas de ar condicionado e elétricos com mais de 20 anos no Mercado. Com trabalhos realizados nas mais diversas tipologias, sejam elas uma moradia de luxo na Quinta Patino ou Restaurantes como o Butchers Saldanha, escritórios na Rua Castilho ou lojas no Freeport.

Com o aumento da sua dimensão e relevância no Mercado tornou-se necessário aumentar as suas instalações e com isso trabalhar a imagem projetada pela empresa.

O projeto da nova Sede engloba num espaço a vertente de gestão, o atendimento ao cliente, a armazenagem de produto e peças e a preparação e fabrico. Esta ocupará um armazém em Alhos Vedros, com duplo pé-direito com uma grande área envidraçada para o exterior.

O espaço pretende mostrar as duas vertentes da empresa, Ar Condicionado e Eletricidade, com a exposição de produtos das principais marcas em expositores e das unidades interiores de de ar condicionado comercializadas.

Foi criada uma faixa preta que faz a forra das paredes do piso 0 que é a base que recebe o logótipo da empresa e um painel LED com imagens das obras realizadas e novos produtos. O balcão em madeira de sucupira e pedra estremoz pele de tigre destacam-se sobre o fundo preto.

A escada de acesso ao piso superior terá degraus em madeira de sucupira suspensos da parede.

Cliente: Viegas e Filhos Ano: 2020 Fase: Em orçamentação da obra 

The Workstore

The Workstore será um espaço de cowork no Centro da Cova da Piedade próximo do Centro de Almada, e vem de encontro à forte procura de espaços de trabalho partilhado, com diferentes tipologias de uso que vão dos postos individuais de trabalho em secretária, a postos flexíveis ou a gabinetes individuais. The Workstore diferencia-se da oferta existente pela sua arquitectura descontraída de inspiração industrial. O espaço tem dois pisos, sendo um deles um entre-piso aberto sobre o piso inferior. O espaço tem um pé-direito generoso, apresentando dois grandes envidraçados para o exterior.

A paleta de materiais tem como base o cimento, ao qual é adicionado o antracite e a madeira para dar calor ao espaço. Este é pontuado pela presença de elementos como a parede graffiti, uma parede verde com o logótipo junto à entrada e a relva no piso superior na zona de lounge que lhe dão o espírito jovem e descontraído pretendido para o espaço.

Cliente: Particular Ano: 2020 Fase: Em licenciamento 

Castilho 213 - Escritórios

O Edifício Castilho 213 foi construído em 1978 tendo estado arrendado à Câmara Municipal de Lisboa até 2014. Com a saída da Câmara e a necessidade de voltar a colocar o imóvel no mercado optou-se por fazer uma renovação total da sua imagem. 

A principal intervenção será realizada na fachada principal onde é proposto o alargamento dos vãos dos escritórios orientados a nascente para dar mais luminosidade ao interior e tirar partido da vista sobre o Parque Eduardo Sétimo, Castelo e Rio. Os vãos serão de correr de cor antracite, cor que irá revestir os pilares entre vãos e a laje da varanda. O revestimento branco em mármore Estremoz será mantido. Esta intervenção irá reforçar a horizontalidade dos diferentes pisos que constrastam com a verticalidade da pedra branca. 

O granito preto da fachada que inspirou as faixas antracite na fachada principal será trazido para o hall de entrada no pavimento e escada. O contraste entre branco e preto é complementado com o ripado de madeira que irá forrar as paredes do hall dando ao interior um tom quente. 

O ripado será usado também no hall dos pisos para criar uma imagem global coerente nas zonas comuns. 

Os materiais dos escritórios serão  renovados. Optou-se por uma madeira escura no pavimento que irá contrastar com o branco das paredes e o cinza claro do tecto de placas metálicas 60x60. Os sanitários serão também renovados sendo o seu layout alterado com uma bancada de lavatório comum e sanitários separados. A reformulação dos sanitários permite que seja criada uma copa. 

 

Cliente: Condomínio do prédio     Ano de Projecto: 2016     Fase: Em construção

LEVEZA Day Spa-Lisbon

The LEVEZA Day Spa is located in Lisbon. It occupies a building of the beginning of the 90’s which was used as a Restarant, Bar and Disco. It has 3 floors above the street level and 2 bellow it. It is composed of two volumes, one cilindrical and another with an undefined shape where the entrance is located.

The ground floor will house the Hairdressing. The entrance is made to a hall that includes a waiting area. The Leveza Logo and the stairs to the upper floor are the main elements of this space, which has a good visual relation with the hairdressing on the cilindric volume of the building.

The round shape of the Hairdressing and it’s glazed walls were a difficulty to distribute the different spaces. This suposed difficulty ended out to be the basis of the interior design. The Manicure positions are the main element of the space. It’s round shape and the height of the back gathered with the lowered suspended ceiling and it’s central lamp give a sense of a space inside a space to it’s user while maintaining a good relation with the surrounding spaces.

The big mirrors in front of the haircut seats follow a radial distribution near the glazed façade. Their big dimension and the fact that it doesn’t touch the floor and the ceiling and it’s reflexions of the surroungind spaces give it a sense of lightness (Leveza in Portuguese).

The store follows the radial design of the hairdressing and it uses the colors of the Leveza Logo.

The interior materials, grey microciment, white and black give a contemporary look to the interior, working as a neutral base to the color elements of the interior and it’s furniture.

The Day Spa on the first floor will have seven treatment rooms, five of them in the cilindric volume. The waiting room will work as a relaxation space between treatments.

The interior ambiance of the spaces was designed to give the user a confort sensation given by the use of wood on the floor and furniture, and a Wallpaper with a linen finish.  

Client: Esteves & Ferreira, Lda     Project’s year: 2014     Phase: Work will start soon

LEVEZA Centro de Estética-Lisboa

O Centro de Estética LEVEZA localiza-se em Lisboa, no Alto dos Moinhos e ocupa um Edifício do início dos anos 90 anteriormente ocupado como Restaurante, Bar e Discoteca estendendo-se por 3 pisos acima do solo e 2 pisos abaixo do solo. Este apresenta dois corpos, um de forma cilíndrica e outro de forma irregular por onde se faz a entrada.

O piso térreo será ocupado por um Cabeleireiro. A entrada para o espaço será feita por um espaço que acumula as funções de recepção e de sala de espera, sendo marcado pela presença do logótipo Leveza e pela escada que dá acesso ao piso superior, tendo uma forte relação com o Cabeleireiro que se desenvolve no corpo cilíndrico.

A forma circular e a presença de vidro a toda a volta deste espaço foi uma condicionante na distribuição interior, tendo-se optado por tirar partido dessas mesmas condicionantes como base de projecto, sendo o espaço proposto marcado pela presença do corpo de Manicure central de forma radial. A forma radial dos bancos, o tecto cilíndrico rebaixado e o candeeiro central pretendem criar um espaço dentro do espaço dando privacidade aos seus utilizadores mantendo ao mesmo tempo uma forte relação com os espaços circundantes.

Os postos de corte de cabelo estão dispostos radialmente junto ao envidraçado exterior e são marcados pelo grande espelho desagarrado do pavimento e tecto que lhe dão leveza e profundidade pelos reflexos dos restantes espaços envolventes.

Os expositores do espaço de venda de produtos são também radiais e o seu desenho procura tirar partido das cores fortes do logótipo.

Os materiais propostos, microcimento cinza e as cores branco e preto marcam o espaço funcionando de base neutra para os apontamentos de cor e forma do mobiliário.

O piso 1 será ocupado pelo Centro Estético composto por sete gabinetes, cinco deles no corpo cilíndrico. A sala de espera deste piso serve também de local de relaxamento entre tratamentos.

A atmosfera interior projectada para os gabinetes pretende dar ao utilizador uma sensação de conforto, razão pela qual se optou por materiais como a madeira no pavimento e mobiliário e papel de parede com textura de linho nas paredes que dão calor ao espaço.

Cliente: Esteves & Ferreira, Lda     Ano de Projecto: 2014     Fase: Concluído

Terminal de Fátima

O projecto de remodelação do Terminal da Rodoviária do Tejo de Fátima renovou a imagem exterior do Edificio melhorando a sua eficiência energética pelo recurso ao sistema de fachada ventilada com isolamento térmico. 

A proposta Arquitectónica simplificou a geometria do Edifício que se apresentava algo desconexa, criando uma leitura de dois volumes apoiados um sobre o outro que interligam as diferentes profundidades e volumetrias actuais da fachada. 

O revestimento escolhido foi Viroc pela sua textura cinza betão que confere ao piso térreo o ar tectónico de embasamento pretendido, ficando aqui com o seu aspecto de betão natural recebendo um verniz de protecção anti-grafitti mate da CIN. No piso 1 os painéis foram pintados com tinta de acabamento aço corten da Hempel. 

Cliente: RODOVIÁRIA DO TEJO Ano de projecto: 2018-2019 Fase: Construído

SeaMe Office-Lisbon

The office of the SEA ME group is located in Chiado, a central position between it's restaurants.

The refurbishing project is in line with the spirit of the Group with it's trendy and industrial look.

To enhance the relation with the outside view over the Castle and the Tagus River the office, meeting room, bar and WC were pushed to a side allowing an open-space on the remaining space.

The existing concrete ceiling slab, that was conceiled by a mettalic false ceiling, is now the celining of the space. Bellow it were created three suspended white plans that separate the reception, from the working posts and the direction.

The bar and the entrance were inspired on the O Prego da Peixaria restaurant with the use of wood from pallets and the suspend lamps over the counter.

Client: Laboratório dos Sabores, Lda.     Project year: 2014     Fase: Constructed

Luanda Office Center-Luanda

Project: With the collaboration of Dhárius – management and construction projects

Luanda Office Center is located 15km away from the center of Luanda, em Belas – Benfica, on the Avenue Lar do Patriota. It will have up to 6 offices with areas ranging from 55 to 328 sq.m, in a total of 877 sq.m of locable area.

The image of the building is based on the contrast of the three volumes that compose the façade. These volumes give a more vertical and imposing look to the building when compared to the initial proposed volumetry. The material of the façade will be grey Alucobond. The volume facing the street is intended to have a transparent look. The sun louvres reinforce the horizontal look of the façade. The back volume has a more organic and vertical look given by the use of façade modules.

Client: Dhárius Project Year: 2013 Phase: Preliminary Study

Refeitório Campus Universitário - Uige

O refeitório do Campus Universitário do Uíge irá dar apoio à população estudantil do mesmo.

O projecto surgiu no Atelier numa fase avançada de desenvolvimento do mesmo, tendo já algumas premissas pré-estabelecidas nomeadamente o sistema construtivo em estrutura metálica e o revestimento em painél sandwich, estando numa fase de reorganização do seu programa e distribuição interiores.

O papel da 4+Arquitectos consistiu na reorganização do layout interior dotando-o de uma cozinha adequada ao número de refeições servidas no Refeitório de Alunos e de Professores. O Edifício conta ainda com um Bar e WC de alunos, para além dos demais espaços de serviço de apoio à cozinha e seus empregados.

A imagem Arquitectónica proposta para o Edifício procurou afastar-se da imagem tradicional deste sistema construtivo, desconstruindo o volume do Edifício que se passa a ler como uma pala de cor cinza prata projectada sobre a entrada, que assenta sobre um corpo mais leve de cor creme.

A pala projectada protege o grande envidraçado da exposição solar excessiva criando um espaço de reunião para os alunos, sendo uma praça aberta sobre o Campus. O envidraçado corresponde a um dos alçados dos Refeitórios, banhando de luz natural o interior.

As soluções construtivas e os materiais propostos conseguiram fazer desta uma obra com custos controlados.

Cliente: VSV Angola     Ano de Projecto: 2013     Fase: Obra em curso

Bus Station-Fátima

The project of the renovation of the Fátima Bus station will renovate the exterior image of the building improving it’s energetic efficiency trough the use of a ventilated façade with termal insulation.

The project will simplify the geometry of the building which is somewhat defragmented and difficult to read as a whole. The project takes advantage of the new material of the façades to create na image of a volume that stands over another, connecting the different volumetries of the existing façade.

Viroc, a panel of a mix of cement and wood, with it’s grey concrete texture gives an heavy look to the ground floor contrasting with the corten steel brownish look. 

Client: RODOVIÁRIA DO TEJO Project Year:2013 Phase: in Construction

Casino-Luanda

The Casino is located near Viana, 20km away from Luanda, beside the Luanda-Viana high-way. 

The scale and form of the building was made on the scale of the highway taking advantage of the distance between the high-way and the building. The building assumes itself as a grey concrete volume with a rhythm of columns on the main façade. The small lake in front of the building over the garage reflects the façade and reinforces it’s presence. The water of the lake marks the entrance and continues to the pavement of the interior.

The triple height ceiling on the Hall creates an image of grandiosity to the interior. This space will receive the Piano Bar and will be the center of the building connecting all the floors and spaces. The crossing of the void by the escalators and the people moving in, and the backlit Wall panels will give movement and space to the Casino.

Client: BUG SGPS Project Year: 2011 Phase: Preliminary studies

More Articles...