Rodoviária do Tejo - Terminal de Leiria

O Terminal de Leiria é uma obra do Arq Continelli Telmo de 1964 que ocupa um quarteirão no centro de Leiria junto ao Rio Lis. 

A intervenção no Terminal tem como principal objectivo criar melhores condições para os seus utentes com a construção de uma nova sala de espera e com a alteração da direcção de circulação no interior que irá permitir que deixe de haver cruzamentos entre autocarros e pessoas no interior. 

Esta intervenção no interior do Terminal juntamente com a alteração da localização da saída dos Autocarros, irá permitir retirar a sua circulação da Avenida Heróis de Angola a qual irá passar a ser pedonal em breve. 

O âmbito de intervenção deste projecto foi crescendo com o desenvolvimento do projecto e passou a incluir a requalificação das suas fachadas, com um enfoque especial no alçado sobre a Avenida Heróis de Angola. A proposta irá regrar as diversas intervenções realizadas na fachada principal ao longo dos anos ao nível do seu embasamento recorrendo-se uma cor preta que reforça o seu peso e presença, que ao mesmo tempo serve de pano de fundo para a imagem das lojas existentes no piso 0 e 1.

O piso 2 constitui-se como um corpo que se projecta sobre o embasamento. O contraste de cor para a do embasamento, branco, e a sua maior marcação horizontal procurou reforçar este gesto do projecto original assumindo-o como um elemento autónomo e de destaque. O alçado norte será mantido com a sua imagem original, procedendo-se à sua reabilitação, sendo este o ponto onde se vinca a sua época original de construção. O alçado sobre o Marachão será também reabilitado à sua configuração original sendo introduzido um sistema de grelhagens metálicas para ventilação do Terminal. 

Cliente: Rodoviária do Tejo     Ano de Projecto: 2018     Fase: Em Licenciamento

Tags: rodoviária, Terminal,, Leiria, Autocarros