Moradia Beloura

A moradia existente de tipologia V3 foi construída originalmente em 2003 e recebeu uma ampliação de dois novos quartos no piso 1 superior em 2013. 

O projecto de renovação da casa realizado em 2016, ampliou novamente a casa ao nível do piso 1 ocupando o terraço da suite principal, com cerca de 40m2. Esta área recebeu o novo WC da suíte, libertando área para os dois closet da suite, que passou a ter 75 m2 de área útil. 

No piso 0 a compartimentação interior manteve-se tendo sido melhorada a relação entre a cozinha e a sala de jantar com uma porta de correr dupla que deu à casa uma maior fluidez e interligação entre espaços. A relação com o exterior foi também melhorada com um grande envidraçado de correr duplo na sala de jantar que interliga mais o interior com o deck da nova piscina. 

O hall de entrada passou a ter um pé direito duplo que dá escala à casa e uma maior relação visual entre os pisos, para o que contribui a porta de entrada pivotante de dimensões generosas 1.25x2.20m. 

O exterior da moradia foi renovado tendo o tijolo burro de cor castanha dado lugar a um revestimento em xisto preto de grandes dimensões que marca os volumes da moradia. No jardim a principal alteração foi a construção da nova piscina de 12x5m com uma cascata no eixo visual da entrada surgindo como pano de fundo ao entrar na moradia. O patamar do antigo Pomar foi interligado ao patamar da piscina por uma escadaria, tornando-o um espaço com mais vivência, o que permitiu criar uma zona de grelhados e refeições no exterior. 

Cliente: Dina e Luis     Ano de Projecto: 2015     Fase: Construído